Auto e Heteroavaliação
Operacionalização

Os alunos realizam a autoavaliação ao longo de cada fase do projeto, enquanto registam a evolução do mesmo (grelha de cada grupo, em baixo). A primeira grelha é preenchida em grupo, onde todos os elementos têm de chegar a um consenso sobre a nota atribuir em cada item; e, a segunda grelha é preenchida individualmente onde o aluno deve avaliar os seus contributos para o desenvolvimento do projeto. Ainda, é distribuído pelos grupos, conforme a organização registada no quadro (ao lado), uma grelha idêntica à do professor, onde os grupos avaliam o trabalho dos colegas (avaliação pelos pares, em baixo).
A auto e heteroavaliação não tem qualquer ponderação na nota final, pois os alunos terão oportunidade de conversar com os professores quando não concordam com a avaliação. Assim, os alunos podem recorrer da avaliação antes do lançamento da nota final onde devem fundamentar aos professores e justificar com evidências os seus argumentos. Os professores podem em diálogo com os alunos verificar o erro ou não e alterar as avaliações caso seja necessário.