Multimédia
Conceito
Segundo Li & Drew (2004), o conceito multimédia pode ser definido como uma ferramenta que combinada múltiplos meio, como o texto, imagens, gráficos, animações, vídeos e som.
Acrescenta Voughan (2011)
que quando se combinam essas modalidades o pensamento e ação do Homem são
controlados, dando a ilusão de controlo desse processo interativo. Porém, Asthana
(2009) defende que os elementos utilizados (texto, imagem, som, entre outros)
já existiam antes do próprio conceito multimédia, a sua combinação é que os
transformou numa ferramenta poderosa, em especial nas mãos dos professores e
dos alunos.
Assim, para melhor se entender a multimédia é necessário primeiro compreender cada um dos elementos que a compõe. Portanto, Asthana (2009) elenca da seguinte forma os diversos elementos: a) o texto é o que têm maior impacto na qualidade da interação multimédia, pois apresenta importante informação e é o elo que interliga os outros elementos. É através dele que se consegue uma magnífica comunicação multimédia; b) o som é um estímulo à imaginação, dando enfase a algo importante ou destacando alguma transição de imagem. Permite apresentar muita informação de uma só vez, mas quando usado inadequadamente pode provocar obstáculos ou irritação entre os utilizadores; c) a imagem (desenhos, fotografias e gráficos) proporciona a maior possibilidade criativa, pois faz uso de uma enorme variedade de habilidades como a cor, linha, dimensão, textura, forma e, em especial, a imaginação; d) a animação é usada para diferentes estados ao longo do tempo ou para apresentar informação de forma lenta para que se possa assimilar pequenos detalhes; e, e) o vídeo que permite extrair uma resposta emocional de um individuo. Essa reação pode providenciar um forte incentivo motivacional para escolher e persistir numa tarefa. Outro dos aspetos positivos é o facto de permitir demonstrar informação de ambientes perigosos ou demasiado dispendiosos para serem recreados na vida real.
Referências Bibliográficas
Asthana, A. (2009). Multimedia in Education - Introduction - The elements of multimedia in education, Educational requirements, classroom architecture and resources, concern. N.d.
Li, Z. & Drew, M. (2004). Fundamentals of Multimedia. Pearson Education International.
Vaughan, T. (2011). Multimedia : Make it Work. McGraw-Hill.