Plano de Aulas
Enquadramento

Segundo Cortesão (1994) o plano de aula a médio prazo é a planificação de uma unidade de ensino. A unidade de ensino "corresponde a um grupo de conteúdos e de competências associadas que são percebidas como um conjunto lógico" (Arends, 2008, p. 59). Esse autor refere que para planificar uma unidade é necessário relacionar os conteúdos, objetivos, estratégias/atividades, materiais, métodos, avaliação, durante dias, semanas ou meses (Arends, 2008).
Segundo Arends (2008), o professor dedica mais atenção quando realiza os seus planos de aula, dando para perceber qual a sua visão sobre a relação ensino e aprendizagem. "Normalmente, os planos diários esquematizam o conteúdo a ser ensinado, as técnicas motivacionais a serem exploradas, os passos e atividades específicas preconizadas para os alunos, os materiais necessários e os processos de avaliação" (Arends, 2008, p. 59)
"Os professores geralmente planificam as suas aulas em função do programa e de uma progressão. Antecipadamente reúnem a documentação, definem objetivos, escolhem um método, optam por determinadas estratégias e determinado material e, antecipadamente, constroem um cenário que determina as interações que irão desenrolar na aula." (Altet, 2000, p. 113).
O plano de aula é a organização e esquematização de tudo o que vai ocorrer durante um dia letivo, as dinâmicas de ensino-aprendizagem que vão ocorrer em sala de aula entre professor e alunos. (Piletti, 2001) A aula em si é quando o professor aplica e percebe os elementos essenciais para a realização do plano, nomeadamente, o sumário, os conceitos novos a lecionar, as metas (objetivos e competências) a alcançar pelo aluno, as estratégias a mobilizar, as atividades especificas utilizar e as observações pertinente. Foi mantendo os princípios atrás referidos que foram elaborados os planos de aula da unidade temática 3 (disponíveis em cada página de cada aula).
Na planificação deve também haver um espaço de reflexão e avaliação por parte do professor, pois através da autorregulação consegue perceber o que está a correr bem e menos bem, adotando estratégias de melhoria no processo ensino-aprendizagem. (Gandin, 2005).
Desta forma, os planos
de aulas apresentados a seguir assentam nos pressupostos apresentados ao longo
do presente documento. Para tal foi considerado o horário da turma (imagem em baixo), os catorze tempos letivos de 50 minutos por semana e o calendário
escolar (durante as 3 semanas do mês de fevereiro de 2019).
