Avaliação
Conceito

De acordo com Piletti (2001, p. 190) "[a]valiação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos educacionais, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas no plano de trabalho do professor e da escola como um todo."
Para Libâneo (1991), a avaliação é uma tarefa didática essencial para o trabalho docente. Pois, apresenta uma grande complexidade de fatores, ela não pode ser resumida a uma simples realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas fornece dados quantitativos que devem ser apreciados qualitativamente.
Segundo Haydt (1991), a avaliação é entendida como uma ação pedagógica necessária para a qualidade do processo ensino-aprendizagem e deve cumprir, basicamente, a três funções didático-pedagógicas: função diagnóstica, função formativa e função sumativa.
"A função diagnóstica na avaliação refere-se à identificação do nível inicial de conhecimento dos [alunos] em determinada área, bem como a verificação das características e particularidades individuais e grupais, ou seja, é aquela realizada no início do curso ou unidade de ensino, a fim de constatar se os alunos possuem os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para as novas aprendizagens. É utilizada também para estimar possíveis problemas de aprendizagens e as suas causas." (Haydt, 1991, p. 159)
A avaliação formativa é aplicada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para o aluno receber o devido feedback sobre a sua evolução no desenvolvimento das competências e o professor tomar consciência do que é necessário alterar e/ou adaptar na sua planificação para que os alunos alcancem os objetivos delineados no início.
Assim, esse tipo de avaliação é basicamente um orientador dos estudos e esforços dos professores e alunos no decorrer desse processo, que permite o aperfeiçoamento continuo e ascendente.
Para Haydt (1991), a avaliação sumativa visa classificar os alunos segundo os seus níveis de aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem. É uma avaliação que geralmente é realizada no final do curso, período letivo ou unidade de ensino, respeitando os critérios previamente impostos ou negociados.
Portanto, o modelo de avaliação a aplicar no projeto irá respeitar as teorias em cima referidas e as sugestões apresentadas pela tutela no programa da disciplina (imagem, em cima).
Referências Bibliográficas
Haydt, R. (1991). Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática.
Libâneo, J. C. (1991). Didática. São Paulo: Cortez.
Piletti, C. (2001). Didática geral. São Paulo: Ática.