Comunicação Visual

Conceito

A comunicação visual é a transmissão de ideias e informações através de formas visuais e símbolos, considerando os processos cognitivos e afetivos que afetam a compreensão dos estímulos visuais. O ver está relacionado com as realidades objetivas da visão e a compreensão com a transmissão de cultura e significado. Pois, duas pessoas podem ver o mesmo filme e ter reações distintas, devido à experiência de cada uma delas, conhecimento e sensibilidade estética, moldando as suas opiniões sobre o que observam (Costello et al, 2012).

A comunicação visual envolve a interação de conteúdo (essência tangível) e forma (como o conteúdo é disponibilizado), ou seja, a relação entre o que se quer dizer (conteúdo) com a forma que se escolhe para o comunicar. Ambos os componentes são complementares e necessários para a eficácia na transmissão da mensagem, pois um produto audiovisual sem conteúdo significativo é rapidamente esquecido ou sem um design visual apelativo passa despercebido. "Boa forma aumenta o prazer de consumir bom conteúdo." (Costello et al, 2012, p. 98) Contudo, a forma não deve distrair as pessoas, mas complementar a mensagem e otimizar a eficácia da comunicação. "O meio é a mensagem" (McLuhan, 1964, p. 236). 

Referências Bibliográficas

Costello. V. (2012). Multimedia Foundations: core concepts for digital design.. Focal Press.

McLuhan, M. (1964). Understanding media: The extensions of man. New York: McGraw-Hill.

Recurso Educativo Digital - criado para a PES do Mestrado em Ensino de Informática do Instituto de Educação da UL
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora