Comunicação Visual
Conceito
A comunicação visual é a transmissão de ideias e informações através de formas visuais e símbolos, considerando os processos cognitivos e afetivos que afetam a compreensão dos estímulos visuais. O ver está relacionado com as realidades objetivas da visão e a compreensão com a transmissão de cultura e significado. Pois, duas pessoas podem ver o mesmo filme e ter reações distintas, devido à experiência de cada uma delas, conhecimento e sensibilidade estética, moldando as suas opiniões sobre o que observam (Costello et al, 2012).
A comunicação visual envolve a interação de conteúdo (essência
tangível) e forma (como o conteúdo é disponibilizado), ou seja, a relação entre
o que se quer dizer (conteúdo) com a forma que se escolhe para o comunicar. Ambos
os componentes são complementares e necessários para a eficácia na transmissão
da mensagem, pois um produto audiovisual sem conteúdo significativo é rapidamente
esquecido ou sem um design visual apelativo passa despercebido. "Boa forma
aumenta o prazer de consumir bom conteúdo." (Costello et al, 2012, p. 98) Contudo, a forma não deve distrair as pessoas,
mas complementar a mensagem e otimizar a eficácia da comunicação. "O meio é a
mensagem" (McLuhan, 1964, p. 236).
Referências Bibliográficas
Costello. V. (2012). Multimedia Foundations: core concepts for digital design.. Focal Press.
McLuhan, M. (1964). Understanding media: The extensions of man. New York: McGraw-Hill.